sexta-feira, 14 de março de 2014

De trás pra frente: Colorado Indica

Foto retirada do site: http://screamyell.com.br/blog
/2013/08/05/de-ribeirao-preto-cervejaria-colorado/
É isso mesmo. Inauguraremos este blog começando pelo final da fila. O que neste caso significa que a primeira a ser sabatinada aqui será a ribeirão-pretana Colorado Indica. Porém isso não significa que seguiremos esta cronologia; os posts virão conforme nossa conveniência, memória e inspiração pra escrever, haha. 

Sim, gosto muito de cerveja. De vários tipos. Desde a brasileiríssima Glacial no boteco do Pereira até Checa Pilsner Urquell num emporium na Vila Beatriz. O que importa é experimentar e numa consequência obvia e lógica, gostar ou não gostar, beber novamente ou não beber. 

Seguindo a proposta inicial omitiremos apenas opiniões leigas, sem qualquer fundamento técnico-teórico-cervejeiro a respeito da quantidade de lúpulo, cevada, malte ou qualquer outro elemento que não seja: gostei, não gostei, amarga, doce, pesada, leve... Não é um manual sobre cerveja, mas sim simples anotações sobre algo que gastamos tanto de fazer juntos. Beber cerveja.

Deixando as apresentações para trás trataremos da menina dos olhos da grande Ribeirão preto, aquele buraco geográfico do capeta que de tão próximo de um dos portões do inferno (Franca) atinge temperaturas exorbitantes, tornando impressionante a façanha de se tomar uma cerveja geladinha. Mas enfim, a Cervejaria Colorado rompeu as fronteiras do interior paulista e hoje é possível encontra-la, em seus diversos tipos, em todo o Brasil, principalmente graças as facilidade dos e-commerce especializados em rótulos nacionais e internacionais como o Cube do Malte, de onde a nossa Colorado Indica veio (presente de Natal da minha linda namorada e companheira de blog, Giovanna Luchetta). Não faço ideia de como anda o mercado cervejeiro mas o que se hoje em dia é a proliferação de lojas virtuais, lojas em shopping centers ou mesmo nas ruas de grandes e também de pequenas cidades. Nessa onda, as cervejas gourmet acabam se tornando excelentes presentes pros amantes da bebida.

E é assim que chegamos à estrela de hoje: a Colorado Indica. Através de uma pesquisa básica a respeito dessa India Pale Ale descobri que, "inspirada na escola inglesa de cervejas", esta leva em sua composição um toque brasileiro, a rapadura. A impressão que tive ao prová-la é que esta é uma cerveja forte, com um amargor característico, completamente diferente de outras amargas que já provei, e sim, possui um leve dulçor junto, meio que como um caramelo. Não sei onde encaixá-la num rol de cervejas amargas, mas com certeza ao meu paladar ela ficaria exatamente no meio de uma Guinness e uma malzbier, se você colocasse no fundo do copo uma bala de caramelo pra derreter. Fez algum sentido? Haha. Ela possui uma coloração mais para cobre do que ouro e uma espuma com bolhas maiores, o que faz com que ela não seja tão cremosa como num chopp. Ao final acho que posso dizer que sim, gostei da Colorado Indica, e sim, voltaria a tomar uma garrafa. Porém não seria do meu agrado sentar e encher a cara com ela, justamente por ter um gosto muito forte e que eu não achei que desceu fácil como uma Antarctica Original trincando de gelada. 

Mas com toda certeza recomendo a tentativa. É isso, como ficou claro após todo esse falatório estou apenas engatinhando quando o assunto é escrever num blog ou mesmo falar sobre cerveja. Não espero que ninguém leia, goste ou comente por aqui, mas se assim o fizer será muito bem vindo a sentar-se conosco para abrirmos uma garrafa. 

Agora que algumas questões foram levantadas nesta primeira postagem os posts seguintes serão mais enxutos e diretos. Falando no que vem a seguir...com a palavra Giovanna!




Nenhum comentário:

Postar um comentário