segunda-feira, 21 de abril de 2014

Gutes Essen und gutes Bier.

Do alemão: boa comida e boa cerveja. É o que significam as palavras do título. Some esses dois fatores à melhor companhia do mundo e resultado será um dos momentos mais agradáveis da sua vida. E é com a minha companheira pra vida, Giovanna, que provei uma das variedades de cerveja da qual mais gostei, a weissbier.

Neste agradável restaurante alemão chamado Caverna Bugre (link no post anterior) iniciamos mais uma tradição: uma vez por mês escolhemos um restaurante com boa comida, boa cerveja e bom atendimento e empreendemos uma quantia mais generosa de capital na busca de uma boa refeição. No pequeno restaurante localizado em Pinheiros (São Paulo-SP) foi onde tivemos uma maravilhosa experiencia gastronômica, da entrada ao prato principal!

Seguindo as recomendações de um livreto de título "Guia da Culinária Ogra" (um dos melhores presente que ganhei do meu amor...ela me conhece, haha) fizemos o pedido de uma porção "sem miséria" de linguiça de vitela com sal de aipo, que acompanhada de mostarda tradicional e de mostarda marrom são simplesmente sensacionais...indescritíveis. E elas praticamente gritam, berram, suplicam: CERVEJA, POR FAVOR!

E atendemos prontamente, pedindo, de uma carta também módica de cervejas, uma autentica cerveja alemã (afinal estávamos em um restaurante alemão, comendo pratos tipicamente alemães...enfim, não poderíamos simplesmente pedir uma cerveja belga ou uma tcheca ou uma inglesa, haha). Foi quando nos deparamos com a Erdinger Weissbier. Como lembrado pela Giovanna em seu post sobre a Erdinger o tipo weiss de cerveja ocupa alta posição dentre as nossas preferidas.

A cerveja tem o amargor na medida certa pro meu paladar (o que significa um amargor mais acentuado) é encorpada, não é como as pilsens, tem uma opacidade que imagino ser bem característica da variedade, e uma garrafa dela gelada é tudo que você amante de cervejas pode desejar. E o que tenho a dizer dessa maravilha dourada é que ela simplesmente merece uma cerimonia matrimonial com a já citada linguiça de vitela. Elas nasceram uma para outra. São de uma harmonização perfeita.

Seguindo minha linda namorada encerro esta postagem recomendando e muito a visita ao Caverna Bugre e, mais que isso,
uma(s) garrafa(s) de Erdinger Weissbier gelada na medida certa e, com certeza, acompanhando uma porção da famigerada linguiça!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

De amor e de cerveja - com Edinger

Mais do que o normal, a cerveja esteve sempre presente no nosso relacionamento, seja antigamente, como apenas amigos, estreitando nossos laços assim que virei vizinha, com cerveja e conversa quase todo dia. E depois... Foi umas boas doses de cervejas e algum outro etílico que fizeram com que perdessemos a vergonha e nos amassássemos no sofá de casa, como já haviamos ensaiado sem sucesso e sem cerveja, nos dias que antecederam o primeiro.
Ao passar de semanas e dos goles já estávamos juntos oficialmente depois do pedido mais atrapalhado de namoro de todos os tempo (característica nossa). E ao longo do tempo trocamos as grandes quantidades de cervejas misturados com outros entorpecentes, por apenas cevada e conversas numa boa.
A cerveja nunca nos deixou, ela nos faz companhia quase sempre. Outro dia eu lavava louça depois de termos feito comida, e ele abriu uma Stella para incentivar. Passamos nossos dias assim, quando podemos cozinhamos, quando queremos bebemos.
Paixão pela comida é algo muito mais dele do que meu, mas cada vez mais eu aprecio uma comida bem feita em boa companhia. E por isso decidimos que todo mês iriamos em um restaurante novo que pudessemos gastar um pouco a mais e comer um pouco melhor.
E é do primeiro desses restaurantes do mês que eu tiro a cerveja de hoje.

Caverna Bugre, descoberto ao acaso em uma das páginas do Guia da Culinária Ogra, restaurante alemão de magnífica comida e com uma carta modesta mas muito boa de cerveja. Lá que experimentamos pela primeira vez a cerveja Erdinger Weiss, a estrela desse post.
A título de informação Erdinger é uma cervejaria alemã, com um nome super comprido e super díficil de ler, como a maioria das palavras em alemão, que foi fundada em 1886. É muito famosa pela cerveja Weiss, e se considera a maior cervejaria de cereais de trigo do mundo - pelo menos isso é o que o wikipédia me informou até agora.
Não sei se eles são a maior, e nem a melhor, mas definitivamente a cerveja é fantástica. Sou super parcial quando a isso pois, as Weiss são as preferidinhas. No meu ver elas são encorpadas na medida certa, refrescantes e descem perfeitamente, e essa seguiu exatamente essa linha.
Mas devo confessar que ela teve uma vantagem e um bônus, ela veio acompanha de uma porção de linguiça de vitela com sal de aipo e mostarda escura. Sinceramente, uma harmonização genial. Não tinha como ser melhor.
Termino aqui, recomendando MUITO tanto a cerveja quanto o restaurante e a linguiça. E com muita, mas muita água na boca.